Anos antes do meu nascimento, grupo de amigos do mar e suas actividades desportivas e ludicas fundou em Lourenço Marques, hoje Maputo, o Grémio Nautico.
Os eventos nauticos regularmente organizados no CNLM traziam ao nosso convivio velejadores da Africa do Sul, da Rodésia (hoje Zimbabué), de Angola, de Portugal e do Norte de Moçambique, proporcionando para além de agradável convivio nautico, regatas de excelente qualidade.
Anos houve que se reuniram para cima de 800 barcos das mais diversas classes ... oitocentos escrevi e vi.... um espectáculo!
Hoje o Clube Naval de Maputo apresenta o aspecto da ilustração.
Assim iniciei-me, na competição, ao leme do meu primeiro barco, um Dabchick, não a ave da figura seguinte, mas embarcação da ainda activa classe sul africana de barcos à vela para iniciados, que ilustro de seguida.

Era então meu grande rival e amigo o Mário Silva, que quase nunca me deixou ganhar regata alguma .... que saudades. Desse tempo se mantém a saudável amizade.

Depois seguiram-se:


2 comentários:
Tu pões-me uma foto de uma embarcação Snipe que anda para aí a ganhar regatas consecutivamente em todo o lado, e não pões uma foto do teu filho e nora, tão lindos no seu Snipe?!? Ok... há poucas :-P
Ora viva!!!!
Um comentário familiar com sugestão simpática.
Venham as fotos ao meu conhecimento que serão incluidas no blog com muito gosto.
Nuno
Enviar um comentário