terça-feira, 9 de setembro de 2008

Patrões e agregados na mastigança...

Pergunta-se com a propósito sobre a convivência de alguns patrões de Sines.
Desvendo parte do "mistério", pelo menos no que à "mastigança" possa dizer.
Primeiro é necessário preparar os acepipes ou similares ....
Uns são experimentados confeccionadores, outros aprendizes, havendo mesmo os inicidos em matéria de acendalha, carvão e sardinha na brasa.



Após exaustivas explicações e demonstrações práticas de como chegar a brasa para a sardinha, lá se arranjou mais um aprendiz de assador, que, tal como a imagem levando a acção com dedicação serviu para um agradável encontro de gastronomia tradicional ....Simpáticamente o grupo não desancou o assador, nem desmereceu do paladar do peixe.
Daí a organizar-se outro evento foi o lapso de uma semana ... e lá nos encontramos em grupo mais alargado para nova tertulia gastronómica.
Desta vez pelo sim pelo não, iniciou-se por entradas menos sofisticadas que "sardinhas" na brasa.

As hostilidades iniciaram-se confortávelmente em pátio de vistas largas e mesa farta de petiscos promovidos pelos amáveis anfitriões ... (reparem que havia "fotografa de serviço"....)


Em continuidade lá voltamos ao assador com a precaução de prever um grelhador eléctrico, não tivesse o aprendiz a petulancia de voltar à lide...














Mas como a confiança no assado não era lá grande coisa, à cautela a cosinha convencional orientada por "experts" serviu para abrir a comilança ...














Fica nota do "mentor"junto das "mártires consortes" ...


Assim, sem motivo de reparos, conviveu-se e mastigou-se lauta e maravilhosamente.



Deu até para uma sesta ensolarada ...



Sem esquecer a foto dos "patrões" ...


Desta forma se passou um belo fim de semana .....

Sem comentários: