sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sines Porto de Patrões....


Por aqui aportam navegantes do mundo.
Em Sines procuram aguada, mantimentos, combustível, retemperar forças para a continuidade da viagem, porém, amiúde, fazem-se amizades.
Desta vez, o velejador americano Phil Prosser, após travessia atlântica desde a costa do estado de Washington, no seu "Deep Blue", um Person, veleiro de 28 pés (sim, vinte e oito pés, não é engano), proporcionou agradável contacto e convivência com alguns de nós.

Deste "patrão" podemos obter ensinamentos ...
Fazer esta travessia representa um sonho e realização da sua reforma, a dimensão e características da embarcação a possibilidade do seu orçamento, e a aventura aparentemente "louca" apenas uma realização do seu espírito, vontade de superação e afirmação.

Desde a aquisição do barco, cerca de três anos de reformas e adaptação à navegação oceânica até à efectiva viagem foram actos pensados e ponderados, assentes nos conhecimentos que entretanto obteve em viagens no Golfo do México.

A travessia tinha por destino a Irlanda, porém, sete tempestades, enfrentadas nas elevadas latitudes norte da derrota programada, fizeram, este nosso amigo, optar por navegar mais a sul em direcção aos Açores.

Aportou, portanto, à Horta onde chegou após esta solitária e destemida travessia.

De lá até Sines fez-se acompanhar de compatriota seu, tendo acostado, no nosso Porto de Recreio junto ao "Poeta" do nosso Patrão Manuel Branco.

Daí, a dois dedos de conversa, destes, a convívio e apoio local que o Manuel Branco, com a sua usual simpatia lhe foi prestando e, mais tarde, conhecimento pessoal com outros do nosso grupo de patrões, um suceder de agradável convivência de "marujos".


Zarpa, a confirmar-se o planeamento, amanhã de volta aos Açores, onde o Deep Blue ficará durante o inverno, período que levará o Phil ao convívio familiar.

Esperamos, conforme manifestado pelo seu comandante, poder rever o Deep Blue, no próximo verão, de novo em Sines.

Pelos vistos, Sines conquista, assim, mais um Patrão, e este de experiência feita ....

Boas travessias e bons ventos te acompanhem.

Sem comentários: