
Torben Schmidt Grael (São Paulo, 22 de julho de 1960) é um dos principais iatistas brasileiros, com lugar de destaque no cenário internacional. Descendente de dinamarqueses, foi levado a velejar a partir dos cinco anos de idade pelo avô no barco Aileen, da extinta classe 6m, que foi o barco usado por três velejadores dinamarqueses na conquista da prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo. Começou a velejar com seu irmão Lars Grael, também medalhista olímpico, na baía da Guanabara, quando foi morar, ainda pequeno em Niterói.
Apelidado Turbina por sua forma de conduzir veleiros , colecionou cinco medalhas olímpicas sendo quatro na classe star, ouro em Atenas (2004) e Atlanta (1996), bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 em Seul e em Sydney (2000) e uma na classe Soling, prata em Los Angeles (1984).
Na Volvo de 2005/2006 foi o skipper do Brasil1, com uma performance fabulosa.
Esta introdução é para vos dizer que o ERICSSON 4, do qual o Torben é o skipper, acaba de bater o record de milhas percorridas em 24h na Volvo Ocean Race. Hoje bateu a barreira das 600 milhas (eu preciso de 4 dias e meio para andar isto, fellows...).
Fala português o maestro desta fabulosa regatta à volta do mundo. Cape Town espera-os no domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário