sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cá estão os novos Patrões de Alto Mar

As boas noticias acabam por chegar...



Alguns meses de formação, outros de meditação, outros de revisões... marcação de exames, semanas finais de estudo, em solo e acompanhado, e finalmente o grande dia, 25 de Julho provas escritas, questões abordadas durante horas de nervosismo e estóica resistência, acertadas respostas outras nem por isso, erros alguns, enfim lá se apuraram para a prática de mar.



Dia 26 de Julho, é tempo de prova prática final, o momento foi registado, não era para menos, e lá estão eles, já se sentindo navegantes de todos os mares deste mundo.


O Júri continuava atento.


Tratar de saber se a embarcação adoptada para o efeito estava em condições de segurança para navegar as proximidades do Porto de Sines, verificar a localização dos meios de emergência, reconhecer a instrumentação e equipamentos diversos disponíveis foi inicio da prova matinal.



















Alguns aproveitam para meditar ao sabor da suave ondulação, enquanto se vão tirando alturas ao sol, ante meridianas e meridianas...





























Mas o Júri está lá atento....




Entretanto alguém se interroga... será que a hora da mediana está conforme???





Parece que sim, tudo em perfeita concordância, já somos sabedores destes e outros segredos da navegação, conclui-se com satisfação.









Desembarque, fim das longas provas, "retrato de família"...




Momentos depois tratar do aconchego ao estômago, com distribuição dos competentes certificados aos felizes patrões, antes porém, discurso de circunstância do mestre...



Sorrisos de satisfação:






Alguma euforia....







Moderação de uns, mas afinal, missão cumprida, objectivo alcançado dos demais...


Que os bons ventos e agradáveis navegações seja o futuro de todos estes "jovens"....

Sem comentários: